sábado, 31 de dezembro de 2011

CAPÍTULO I - O VALOR DA ORAÇÃO


          Para se poder dar o valor a Oração é primeiramente e necessariamente precisar usar este artifício nos dado pelo nosso Senhor Jesus Cristo. Ela é tão valiosa quanto o ar que respiramos, além de ser o modo mais simples e significativo de nos chegarmos a Deus e descobrirmos qual é a sua vontade para nossas vidas.
É através dela que obtemos uma total revelação da essência divina da palavra de Deus, a bíblia, e nos aprofundamos no conhecimento das coisas espirituais, pois a cada passo que buscamos ao Senhor em Oração. Ela nos separar do mundo e nos liga diretamente a Deus. (Ef 16, 17; Tg 1.5 ).
Assim como a bíblia sagrada é a boca de Deus falando aos homes, a Oração é o que nos leva a falar diretamente com Deus. É por ela que apresentamos nossos problemas a Deus e lhes mostramos que acreditamos em sua palavra e naquilo que somente Ele o pode fazer; e ainda, que temos certeza que nos atenderá dando garantia de sua resposta: “clama a mim e reponder-te-ei e anunciar-te-ei coisas grandes e firmes que não o sabes.” (Jr 33.3; Sl 18.6).
Não existe nenhum outro meio de nos chegarmos a Deus e alcançarmos seu favor, a não ser a Oração. O próprio Jesus nos aconselhou a persistirmos e perseverarmos em todo o tempo com oração e súplica não só por nós mais por todos quantos venha necessitar; até pelos nossos inimigos. Orar da mesma forma que Ele orou por si e pelos seus adversários ( Mt 7.7-11; Jo 17. 1-25).
A Oração nos liga diretamente ao céu e o descortina para que transpareça a nossa vida diante de Deus tornando conhecedor todo o nosso interior. E certo que Ele é conhecedor de toda a nossa vida desde antes de nossa formação no ventre de nossa mãe, entretanto, ele que nos ouvir falar quais são essas necessidades e que o reconheçamos como aquele que pode em tudo nos ajudar. Na verdade, sem Ele nada somos. Incompletos e sem vida. Só Ele preenche o vazio de nosso coração.
A intenção do próprio Jesus Cristo quando nos outorgou este direito, era de nos mostrar que existe um novo elo que com seu sacrifício passou a existir, pois diz: “Por isso vos digo que tudo quanto em oração pedirdes, crede que recebestes, e será assim convosco.”(Mc 11.24). Logo, Jesus nos leva a crer que se pedimos através da oração a nossa fé agirá em nosso favor e ainda nos convida a viver um vida plena, verdadeira e marcada pela presença de Deus.
Este elo foi quebrado no passado quando o homem pecou e foi destituído da glória de Deus e passou a ser um limitado (Ef 2.18), porem através da morte e ressurreição de Jesus Cristo este destituição foi aniquilada e desde então passou a vigorar a nova aliança -  pelo sangue – que nos deu livre acesso ao Pai, o próprio Deus (Rm 3.23).
O valor da Oração é sem medidas, pois leva o homem a presença de Deus, que recompensa os que o buscam.
A bíblia nos mostra na primeira Epístola do Apostolo João que Deus é conhecedor do que lhe vamos pedir antes que pensamento algum chegue a nossa mente ou palavras sejam pronunciadas pelos nossos lábios: “ Esta é a confiança que temos nele, que se pedirmos alguma coisa, segundo a sua vontade, ele nos ouve.”( 1 Jo 5.14); por isso oremos sem cessar... (1 Ts 5.17).

Capítulo I  do livro O Valor da Oração na Vida dos que Esperam em Deus
Rescrito e atualizado baseado no livro de Marcio José do Nascimento Souza
Escrito em Setembro de 2005

Nenhum comentário:

Postar um comentário

1º WORKSHOP DA EBD - IEADIP - UBERLÂNDIA/MG

    No dia 17 de Agosto de 2024, sábado, realizamos nosso 1º Workshop da EBD, na sede da IEADIP em Uberlândia/MG.      O Evento Organizado p...