sábado, 31 de janeiro de 2009

DIÁLOGO, COMUNICAÇÃO E CAPACITAÇÃO

PACMÓDULO VI

DIÁLOGO, COMUNICAÇÃO E CAPACITAÇÃO

1 . ONDE EVANGELIZAR
No trem, no ônibus, no avião, na rua, na escola, na faculdade, no trabalho, no mercado, no hospital, na oficina, na escola bíblica dominical, etc., enfim, e, qualquer lugar.

2. COMO COMEÇAR O DIÁLOGO
Aproveite uma palavra ou um acontecimento. Ofereça um folheto evangélico do seguinte modo: "o senhor aceita um folheto? Ele fala do Plano de Deus para a salvação.
O senhor conhece o Plano de Deus para a salvação? etc. etc. etc. ... " . Faça um favor para a pessoa ou deixe ela fazer um para você. Ore sempre em espírito para o Senhor conceder a Palavra).
Use uma linguagem que a pessoa entenda bem. Evite o "evangeliquês" . Palavra e ilustrações devem ser facilmente entendidas. Do contrário, criam obstáculos, não comunicam idéias. Usar ilustrações, se possível, dentro da experiência da pessoa, assim como Paulo em Atenas (Atos 17.16).
Seja amigável e comunicativo, mas prudente, natural e positivo no falar (Colossences 4.6).
Faça perguntas prudentes. A pessoa se sentirá honrada em ser ouvida. A pergunta ajudará a pessoa pensar. A pergunta ajudará você a conhecê-la e a descobrir um ponto de partida, por exemplo, "tem sentimentos religiosos?", "é de um lar evangélico?", "possui uma Bíblia?", participa de algum grupo de estudos? etc.
Não use perguntas polêmicas
Conte a história de sua própria conversão, de sua experiência pessoal com Deus e o quanto Cristo tem feito por você. (Jo. 9.25)
Ore com a pessoa, sempre que for possível, especialmente quando de uma decisão. Conduza a pessoa por meio de oração, passo a passo, de uma confissão à aceitação de Cristo e ao agradecimento.
Seja fiel e persistente na obra. Tendo feito o possível, não perca o ânimo. Nem todos vão se decidir. Regozije-se pelo que foi concedido e ore ao Senhor para que complete a Obra.
Confie na orientação do Espírito Santo. Acima de tudo, devemos depender dEle para nos ajudar. Ele nos dará compreensão e profunda alegria de sermos usados em sua Obra. (At. 1.8; 4.8; 8.29; Jo. 14.24; 1º Co. 3.16)

3. COMUNICAÇÃO E CAPACITAÇÃO PARA O ÊXITO NA EVANGELIZAÇÃO
Mark Jonathan Lemos

3.1 COMUNICAÇÃO
Sem comunicação não há evangelismo, sem evangelismo não há propagação do Reino de Deus. A comunicação é algo básico para o homem, a todo momento estamos dando ou recebendo informações (comunicação). A comunicação ocorre de diversas formas, e o evangelho pode aproveitar-se de todas elas para ser transmitida. Verbal, visual, escrita, grama, etc.
Os discípulos foram grandes comunicadores do evangelho em sua época. Tinham o IDE de Jesus, o poder do Espírito Santo e o testemunho de suas vidas que tinham sido radicalmente transformados. Com estes ingredientes quase conseguiram evangelizar o mundo de sua épocas.
Hoje nós, discípulos do século XX, temos todas as facilidades, transportes de: navio, carro e avião; a página impressa, o rádio, a televisão, FAX, computadores e a Internet; e proporcionalmente não conseguimos chegar próximo ao percentual alcançado pelos discípulos e a Igreja Primitiva.
A bem da verdade o mundo em que vivemos é bem diferente, mas a necessidade espiritual do ser humano continua sendo a mesma: “a busca de um relacionamento com o seu Criador”.
Para obtermos êxito na comunicação do evangelho faz-se necessário observar alguns princípios:
* A comunicação pessoal ou personalizada:
Uma das peculiaridades de nossos dias é que o homem não é mais conhecido pelo que ele é ou representa. Hoje somos apenas mais um. Nome, posição e informação deram lugar a números. Você é portador do RG. W.561975-8, CIC. 531008475-53, Passaporte 27770437, conta bancária 16.889-6, o morador do bloco 5 Apt.º 201, no hotel o hóspede do 902, no avião o passageiro do 17F, no transito o motorista do veículo CAH 2895, e portador da CNA 895.469.561.
O homem de hoje está cansado de ser um número. Jesus poderia seguir adiante quando no meio da multidão foi tocado pela mulher com o f luxo de sangue. Com seu ato, Jesus estava dizendo àquela mulher: “Você não é apenas mais uma pessoa, você é alguém por quem Eu me interesso”.
A mídia de nossos dias usa mais e mais o formato de Talk-Show, pessoas falando com pessoas a respeito de suas experiências.
Para uma comunicação efetiva do evangelho, precisamos reconhecer que não estamos apenas lidando com grupos, faixas etárias, etnias ou classes sociais, acima disto estamos lidando com pessoas indivíduos.
* A comunicação precisa ser informal e chegar onde o povo está. A maior parte da “comunicação” de Jesus, deu-se ao ar livre e em um ambiente informal e voltada para o povo. Ele comunicava a sua mensagem usando fatos, histórias e eventos com os quais o povo podia identif icar-se. Quando o evangelho mudou de endereço e passou a ser proclamado dentro de templos, ele tornou-se formal e dignif icado diminuindo o seu escopo de abrangência.
Paulo em Filipos chegou à beira do rio onde o povo se aglomerava, em Atenas, no areópago. Jesus parou um enterro, pregou à praia, no campo, num casamento, numa montanha, andou de burrico, colocou crianças no colo, lavou os pés dos seus discípulos, visitou a casa de pessoas desprezíveis.
Para obtermos êxito na comunicação do evangelho será necessário romper algumas tradições.
* A comunicação precisa ser relevante.
Aquilo que buscamos comunicar deve ter relevância para as pessoas que queremos alcançar. Em uma sociedade dividida em vários campos de interesse, a mensagem precisa demonstrar a sua relevância ou correr o risco de perder a nossa audiência.
Sabemos que todos pecaram..... e que não há salvação em nem um outro nome, mas muitos pecadores não tem esta consciência.
A primeira impressão é a mais importante, e ela só ocorrerá uma vez. Os primeiros contatos comunicando o evangelho são cruciais e é neles que precisamos demonstrar sua relevância para nosso ouvinte.

3.2 CAPACITAÇÃO
Para exercer qualquer prof issão, é necessário que haja capacitação. Essa capacitação pode dar-se em algumas horas de treinamento prático, ou vários anos de preparo em uma Universidade.
No âmbito pastoral, a capacitação é importante, mas sempre precedida pela chamada de Deus. Portanto a chamada torna-se o ingrediente principal: Isaías, Amós, etc.
Na área de evangelismo a capacitação começa com a experiência de salvação que temos em Cristo.
João 9.24,25 - O testemunho de cura de um cego de nascença.
Um dos segredos do crescimento da Assembléia de Deus e do movimento pentecostal brasileiro está em que cada novo convertido torna-se um evangelista do reino. Ele não conhece ainda todas as regras da Hermenêutica, Homilética, nem os mistérios da Escatologia, no entanto, a
experiência de salvação foi tão marcante, que ele quer que todos tomem conhecimento.
Após a salvação começa o estágio mais importante: o discipulado.
Nesta etapa ele começa o processo de amadurecimento e crescimento espiritual.
Nesta fase a f igura de um mentor e um curso teológico são indispensáveis.
Os bons exemplos de vida com Deus necessitam ser perpetuados, e os exemplos dif icilmente são assimilados através de bons livros e cursos; é necessário a presença do mentor que transfere a sua essência ao discípulo.


1. OS CINCO PASSOS DA PALESTRA NA EVANGELIZAÇÃO:

1. Levar o pecador a se convencer de que é pecador. (Rm 3:23, Ap 21:8 e Gl 5:19).
2. levar o pecador a se convencer de que está condenado por causa do pecado dele. Que está separado de Deus (Rm 3:23, Lc 16: 19-31).
3. levar o pecador a compreender a providencia de Deus, provendo a sua Salvação. Ele enviou Jesus para morrer por nós (1Co 15:3; Jo3:16).
4. Levar o pecador a compreender de que precisa fazer a sua parte para alcançar a salvação, que tem que se arrepender (Is 55.7; Ez 18:31). Crer em Jesus como seu salvador (At 16:31) Confessar a Jesus o seu pecado e convidá-lo a entrar em seu coração (1Jo 1;9; Ap 3:20).
5. Mostrar ao pecador que a obra de Cristo realizará nele, a seu favor, se satisfazer as condições estabelecidas por Deus. Ele perdoa, regenera, justifica e adota o pecador ( Is 1.18; 2Co 5.18; Rm 5.1; Jo 1.12).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

1º WORKSHOP DA EBD - IEADIP - UBERLÂNDIA/MG

    No dia 17 de Agosto de 2024, sábado, realizamos nosso 1º Workshop da EBD, na sede da IEADIP em Uberlândia/MG.      O Evento Organizado p...