domingo, 4 de janeiro de 2009

IDEIAS ERRADAS DE EVANGELIZAÇÃO

MÓDULO III

IDEIAS ERRADAS DE EVANGELIZAÇÃO

O EVANGELHO SOCIAL
Apresenta a ação definida e resoluta na solução dos problemas políticos, econômicos e sociais, deixando em plano secundário os interesses espirituais da pessoa. O seu apelo é por um mundo socialmente melhor, e não por um mundo redimido pelo sacrifício da cruz.
Este tipo de evangelho afirma que agora cabe executar o trabalho educacional e filantrópico, pois a mensagem propriamente evangelística. O evangelho social também afirma que o homem é produto do meio, e que devemos estabelecer o reino de Deus entre os homens pela transformação do ambiente e pela ação social do evangelho.
1. o evangelho social é uma degradação do verdadeiro evangelho porque abole o sangue de Cristo, contradiz o arrependimento e é apenas terrenal.
2. o evangelho social contradiz a escatologia, pois a bíblia diz que o mundo será destruído por pestes, fome e guerra e o evangelho social espera um mundo com um fim glorioso por meio da ação social da igreja.
3. o evangelho social contradiz a hamartiologia(doutrina do pecado) quando afirma que o mal que aflige o homem cessará com a mudança do meio que vive, eng\quanto a bíblia afirma que este grande mal é o pecado(Lv 26;28 Jr 2;25).

Estamos ciente de que cada crente tem uma responsabilidade social, porém não devemos deixar de lado o nosso principal alvo.

O ECUMENISNO
O ecumenismo tem por objetivo estabelecer no mundo uma nova ordem religiosa e social através da união de todos os credos religiosos, como protestantes, católicos romanos, ortodoxo oriental, judaísmo, islamismo, budismo,etc., na tentativa de implantar o reino de Deus na terra. O Concílio Mundial de Igrejas (CMI) é seu grande defensor. O CMI, nascido em Amsterdã, em 1948, inclui em seu rol igrejas protestantes, mordenistas em geral, e quase todos os ramos das igrejas católicas e ortodoxas orientais. Parece que a missão do CMI é levar os cristãos devolta as trevas de Roma. O seu alvo é uma igreja mundial única na qual todas as igreja da terra venham a fundir-se. Em sua propaganda cita Joao 17;21. esse ecumenismo romano esfria a evangelização.

3. O PROSELITISMO
Os adeptos desta filosofia de evangelização crêem que evangelizar é aumentar o número de membros, fazer crescer a denominação, não importando os meios empregados para alcançar o seu objetivo. Evangelizar, para eles, não é apenas ganhar pecadores para Cristo, é também ganhar membros de outras igrejas.
O proselitismo usa visitação e os convites a pessoas crentes visando tirá-las de suas igrejas. As falhas das outras igrejas são salientadas, realçando o que há de bom na sua. Isso é falta de amos e respeito para com as igrejas co-irmaes; é falta de escrúpulo ministerial; não é a verdadeira evangelização.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

1º WORKSHOP DA EBD - IEADIP - UBERLÂNDIA/MG

    No dia 17 de Agosto de 2024, sábado, realizamos nosso 1º Workshop da EBD, na sede da IEADIP em Uberlândia/MG.      O Evento Organizado p...